Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 22, 2017

Eike e as estrelas

Imagem
Meu Livro da Astrologia trata, em diversos pontos, da influência das previsões astrológicas na política, mas não falo sobre economia. Depois de ver a notícia abaixo na Folha de S. Paulo de hoje, no entanto, pergunto-me se não seria o caso de escrever um posfácio:


As pessoas talvez fiquem surpresas ao saber que investidores com bilhões em jogo dão atenção a coisas como mapas astrais, mas a verdade é que, quando se compara o mundo das altas finanças a um cassino, a metáfora está muito mais próxima da realidade do que o mito de um mercado regido por decisões racionais de agentes ideais bem-informados sugere. Sempre que risco e incerteza entram em jogo, a superstição nunca está muito longe.

Falando especificamente de "consultoria" financeira e administração de investimentos, sempre que se busca ir além do óbvio ditado pelo bom-senso, torna-se virtualmente impossível distinguir competência de simples sorte (ou venalidade, como em casos em que a posse de informação privilegiada cr…

Torquemadas bem intencionados

Imagem
O argumento geral da Inquisição era bem simples: se você acredita que quem não segue a Igreja vai para o inferno, então quem questiona a Igreja em público está cometendo um crime horrível -- tentando convencer gente inocente de mentiras e, por tabela, levando essas pessoas para o inferno! Nessa lógica, faz todo o sentido espancar, calar ou matar os hereges: ao fazer isso, o fiel prejudica um ser humano que provavelmente já estava perdido, mesmo, mas salva milhões.

De fato, é um argumento tão simples, lógico, cogente e cristalino que a Inquisição católica representou apenas uma dentre muitas manifestações terrestres dessa espécie de ideal platônico de pureza intolerante. Outros casos emblemáticos que costumam ser muito citados são os das fogueiras de livros do nazismo, e os expurgos soviéticos. As únicas coisa que mudam, de uma iteração para outra, são o nome da "igreja", a definição de "herege" e a conceptualização de "inferno".

É importante notar que, d…