TEDx, Unicamp, Unesp: agenda cheia!



A vida anda acelerando neste fim de ano, e ao que tudo indica a angústia atual com a proliferação de "fake news" e "pós-verdade" está fazendo com que as pessoas prestem um pouco mais de atenção em trabalhos como o meu, na fronteira entre o ceticismo e a divulgação científica. As próximas semanas serão agitadas por aqui. Segue a agenda:

Nesta sexta-feira, dia 27, falarei no TEDx USP sobre minha experiência de 20 anos tentando escrever racionalmente sobre coisas como deuses astronautas, o Sudário de Turim, curas quânticas, teorias da conspiração e horóscopos, e como as lições que aprendi, ao longo de minha carreira bizarra no jornalismo, podem se transferir para a população em geral, nesta época em que as notícias falsas e os exageros absurdos saíram das páginas de curiosidade e entretenimento e caíram no mainstream. O TEDx terá, além do espaço no auditório, transmissão online, neste link.

No próximo dia 14 de novembro estarei no Simpósio Mídia e Pesquisa da Embrapa, realizado na Unicamp. Vou participar de uma mesa com o filósofo Roberto Romano e o jornalista e professor da PUC-Campinas Antonio Carlos Zanotti sobre Ética e Pós-Verdade. O título de minha apresentação é, sintomaticamente, "Um Relato das Trincheiras". Este evento não também terá transmissão.

E, por fim, em 23 de novembro, participarei do Simpósio de Biociências e Microbiologia  da Unesp de São José do Rio Preto, onde falarei sobre divulgação científica -- o título da apresentação é "Divulgar para Sobreviver", e nela tentarei apontar que aparecer na mídia e falar com o grande público são estratégias que os cientistas brasileiros devem buscar, para ter mais chances de sobreviver nesta nova realidade de apelos populistas e recursos escassos.

Ainda não tenho nada marcado para dezembro, mas já há algumas possibilidades no horizonte. Todos esses eventos são gratuitos e prometo que em nenhum deles haverá música alta, luz estroboscópica, gente dando pulinhos, pedindo para você abraçar o desconhecido ao seu lado ou fazer contato com sua criança interior.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!