Homeopatia, "fosfo", mudança climática



Há alguns meses, comecei a produzir material, de forma esporádica, para o caderno Ideias do jornal paranaense Gazeta do Povo. Com minha saída da Unicamp, a produção cresceu naturalmente e, na última quinzena, a Gazeta acabou publicando três textos meus que têm muito a ver com o material que comumente aparece neste blog. Divulguei tudo nas redes sociais, mas como sei que esses são canais de oportunidade -- tem de calhar da pessoa interessada estar olhando pra timeline na hora em que o link aparece -- resolvi juntar tudo aqui, para que quem frequenta o blog possa ter acesso ao material de modo mais estável.

Os temas são os que aparecem aí em cima, no título da postagem. Aos links:

Por que a homeopatia, mesmo sem comprovação, ainda tem espaço no Brasil? Este é um misto de artigo e reportagem que toma como "gancho" a polêmica (que ainda grassa) no Jornal da USP a respeito da validade da homeopatia como hipótese científica, disciplina acadêmica e prática médica.

Fosfoetanolamina, o “caso que envergonhou a ciência brasileira” Este aqui é uma reportagem, mesmo, com fontes ouvidas e documentos analisados, a respeito dos 12 meses de fúria em torno da falsa "cura do câncer" que o nosso sistema político resolveu abraçar, entre uma propina e outra.


5 fatos e 5 mitos sobre as mudanças climáticas E aqui, uma revisão mastigadinha da ciência sobre aquecimento global, as evidências de que é causado pela atividade humana e a completa ausência de evidências de que tudo seja uma conspiração da comunidade científica global.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!