Postagens

Mostrando postagens de Outubro 2, 2016

"Fosfo" em SP, Homeopatia no CNPq

Imagem
Em meio a um cenário de penúria generalizada no setor público, que atinge de modo especialmente grave os recursos para educação e pesquisa, o governo do Estado de São Paulo -- comandado por aquela mesma figura que acusou a agência estadual de fomento à ciência de jogar dinheiro fora com bobagens -- insiste em dar prosseguimento aos testes da tal "fosfoetanolamina sintética", um pó branco de composição desconhecida, que já fracassou em diversos testes preliminares, cujo suposto mecanismo de ação viola tudo o que se descobriu sobre a biologia do câncer nos últimos 90 anos. Além disso, na última semana noticiou-se que seis de dez voluntários que se submeteram aos testes de segurança da "fosfo" tiveram de abandonar o ensaio, por conta da progressão da doença.

Da forma como foi divulgado, sem a devida contextualização, o avanço do câncer em 60% dos voluntários submetidos ao teste de segurança não significa muita coisa: afinal, o ensaio foi feito para avaliar se a droga…

Profunditudes e o mundo "pós-verdade"

"Profunditude" é minha tradução pessoal para o neologismo da língua inglesa deepity, usado pelo filósofo Daniel Dennett para se referir a frases e expressões que têm dois sentidos: um verdadeiro e banal e outro supostamente profundo, mas falso. Resumindo, a profunditute só é verdadeira na medida em que diz algo trivial ao ponto da irrelevância; quando se tenta ler algo de relevante nela, torna-se falsa. Parece complicado? Talvez alguns exemplos ajudem: pense, por exemplo, naquela velha pérola da autoajuda, encruzilhada da espiritualidade prêt-à-porter com a Lei da Atração, "pensamentos são coisas materiais".

Na medida em que pensamentos são mudanças eletroquímicas que ocorrem no cérebro, trata-se de uma afirmação perfeitamente verdadeira: afinal, processos eletroquímicos são eventos do mundo material. Nesse nível, a afirmação é a mera constatação de uma banalidade. Mas, claro, quem usa a frase não está, na maioria das vezes -- perdão --, pensando nesse sentido: o q…