Postagens

Mostrando postagens de Junho 28, 2015

Estarei em "Espadas contra Cthulhu"!

Imagem
Robert E. Howard, criador de heróis como o bárbaro Conan e o espadachim puritano Solomon Kane, foi um dos primeiros colaboradores de H.P. Lovecraft na construção da grande mitologia compartilhada que, depois, viria a ser conhecida como os "mitos de Cthulhu" (sobre os quais já falei em dois podcasts, aqui e aqui). Juntar o horror cósmico de Lovecraft aos cenários de intensa aventura de Howard não é, portanto, nenhum tipo de heresia.

Na verdade, é quase um retorno às origens, já que Clark Ashton Smith, outro dos "pais", ao lado de Howard, da chamada sword & sorcery -- um subgênero da fantasia que está para a chamada Alta Fantasia de Tolkien mais ou menos como o noir está para o chamado "mistério aconchegante" de Agatha Christie -- também foi uma figura importante na gênese dos mitos de Cthulhu.

Com isso em mente, a editora britânica Stone Skin Press resolveu organizar uma antologia intitulada Swords vs Cthulhu (literalmente, "Espadas contra Cthulhu…

Morfina sintética a caminho

Pesquisadores britânicos e australianos anunciam, em artigo publicado na revista Science, terem encontrado o gene responsável por uma enzima essencial para a criação de alcaloides como ópio e morfina pela papoula. Somada a avanços recentes que permitiram reconstituir parte da rota bioquímica da morfina em uma variedade transgênica de levedura, a descoberta abre caminho para a produção de opioides sem a necessidade de cultivar a flor. “Agora que a rota biossintética para a morfina está completa, pesquisadores podem investigar abordagens mais eficientes, baseadas em micróbios, para os analgésicos opiáceos”, diz nota divulgada pelo periódico. Quando a criação da rota parcial para morfina em leveduras foi anunciada, a revista Nature publicou artigo chamando atenção para os dilemas éticos e legais envolvidos. Leia mais notas sobre ciência e descobertas científicas no Telescópio.