Postagens

Mostrando postagens de maio 18, 2014

"Science" dedica edição à desigualdade

No rastro dos movimentos Occupy e do enorme sucesso editorial do livro O Capital no Século XXI , do economista francês Thomas Pikkerty, a revista Science da semana passada dedicou uma seção especial à questão da desigualdade econômica, com cinco artigos – entre reportagens e revisões da literatura científica – a respeito do tema, e que vão da psicologia da pobreza à transmissão da desigualdade entre as gerações. “Um diálogo internacional surgiu em torno da questão” da desigualdade, diz a introdução dessa sequência de artigos, “juntamente com alguns dados científicos que o alimentam”. (Mais sobre o conteúdo dessa edição, e outros temas científicos, na Coluna Telescópio )

Bomba atômica em Sodoma?

A ideia de que certos mitos preservam relatos de explosões nucleares provocadas por alienígenas nasceu na década de 50 na União Soviética, país que durante algum tempo abraçou a ufologia mais delirante como uma espécie de “alternativa secular” à religião. O tema foi contrabandeado para o ocidente por autores franceses, no início dos anos 60, e ganhou o mundo na obra do suíço Erich von Däniken. As bombas atômicas antigas teriam sido usadas contra Sodoma e Gomorra, as cidades bíblicas, e durante uma batalha descrita no épico indiano Mahabharata . ( O artigo prossegue no 'Olhar Cético' do site Galileu )

Peste Negra e a seleção natural

As gerações de europeus que viveram imediatamente após o fim da Peste Negra do século 14 foram compostas por indivíduos mais fortes e saudáveis que as gerações imediatamente anteriores, afirma estudo publicado no periódico PLoS ONE . Este é o tema de uma das notas da coluna Telescópio desta semana .