E por falar em futebol...

Para não dizer que não tentei tirar uma casquinha do Evento-Que-Não-Pode-Ser-Mencionado, já que seu nome está protegido pelos temíveis guardiões dos Ritos de Koopy ("Koopy Rites", em inglês), eis que a Editora Draco anuncia o lançamento da antologia Futebol, que reúne contos sobre o esporte escritos com um viés fantástico -- de ficção científica, terror e fantasia. Meu conto presente no livro, Sob o Signo de Xoth, já havia saído na antologia de ficção científica com futebol Outras, Copas, Outros Mundos, de 1996 1998, lançada pela mais importante editora extinta de que você nunca ouviu falar, a Ano-Luz.

Lembro-me de que o "Xoth" do título fez subirem algumas sobrancelhas irônicas, na época. O nome de refere à estrela de origem dos filhos de Cthulhu, criados por Lin Carter para sua versão pessoal da mitologia de H.P. Lovecraft. O conto trata de uma tentativa de manipulação da energia emocional de uma torcida de futebol para fins inomináveis.

Esse conto foi um dos últimos da minha "década lovecraftiana", que começou lá por volta de 1989 e foi até o início deste século. Foi nessa época que saiu meu livro de contos de terror, Medo, Mistério e Morte, e que deve ser relançado assim que eu reunir energia para revisá-lo. Enfim, eu já escrevia terror cósmico antes de virar modinha (e de dar dinheiro, mas essa é a história da minha vida).

Da velha Copas, há dois outros contos resgatados nesta antologia, Pátria de Chuteiras, de Gerson Lodi-Ribeiro, e O ano em que faremos contrato, de Fábio Fernandes. É uma pena que a Draco não tenha conseguido também Eu Matei Paolo Rossi, de Octavio Aragão, que considero o melhor trabalho da antologia original, seguido pelo Pátria, do Gerson.

Quem ficar curioso com o Signo de Xoth pode encontrar outras coisas do meu período lovecraftiano disponíveis em e-book, por exemplo, aqui, aqui e, à guisa de saideira, aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!