Postagens

Mostrando postagens de Maio 19, 2013

Guia quântico de defesa pessoal

Imagem
Depois de três anos em gestação, finalmente saiu: Pura Picaretagem, da editora LeYa, livro que escrevi em parceria com o físico carioca Daniel Bezerra e que é o tal "guia de defesa pessoal" mencionado aí em cima no título. Ou, mais precisamente, um guia de ceticismo para ajudar as pessoas a enfrentar a verdadeira avalanche de produtos e conselhos "quânticos" picaretas que abundam por aí.

Parte filosofia, parte história e , claro, parte ciência, Pura Picaretagem vai dos primórdios da teoria quântica, nascida na Alemanha do fim do século 19, ao humilhante desaparecimento das pulseiras "quânticas" Power Balance, poucos anos atrás, passando pelo auge da febre místico-quântica dos anos 70 e pelo verdadeiro significado da tal da "lei da atração" que, dizem os desavisados (ou mal intencionados) tem sua base no mundo quântico.

Gurus indianos e produtos sensacionalistas de mídia também recebem doses módicas de atenção, antes de serem devidamente despach…

Os peitos da Angelina

Imagem
Não ia escrever nada a respeito, juro. Mas a velocidade com que bobagens a respeito estão aparecendo no meu mural do Facebook me obriga a concentrar a resposta num lugar só, e o blog está aqui para isso. Então, vamos lá.

A questão da mastectomia dupla da atriz Angelina Jolie é o tipo de coisa que se desdobra em várias outras questões subsidiárias, e um problema que vejo aparecer em muitas postagens e comentários sobre o caso é uma tendência de misturar, de modo espúrio, os diversos níveis -- usar a ciência dos testes genéticos para impugnar a decisão de Jolie de vir a público, ou a decisão de vir a público para detonar a genética, por exemplo -- quando, na verdade, cada parte merece ser analisada em seus méritos próprios. Este artigo da Salon faz um bom trabalho a respeito. Minha tentativa de fazer o mesmo segue abaixo.

O primeiro ponto, e creio que o menos polêmico de todos, é a decisão pessoal, intransferível, dela de realizar a dupla cirurgia: os peitos são dela, e se achou melhor…

Dia de Desenhar Maomé

Imagem
Hoje é o Dia Mundial de Desenhar Maomé. Como não sou lá muito bom para desenhar (e, pior ainda, para desenhar com ferramentas de computador), compartilho uma tira de Jesus & Mo que, além de conter uma representação do profeta, ainda traz um ponto muito importante sobre essa história de "ofensa" como pretexto para censura.