"Olhar Cético" na Galileu

Os leitores mais assíduos (alguém aí?) talvez tenham notado que o blog andou meio às moscas nas últimas semanas. Mas foi por uma boa razão: eu estava juntando material para estrear uma coluna na revista Galileu, chamada, como diz o título desta postagem, Olhar Cético. Como o nome indica, o objetivo é oferecer uma perspectiva cética sobre assuntos que a mídia em geral costuma tratar com muito mais oba-oba do que análise, propriamente, racional.

Muitas pautas envolverão questões científicas ou relacionadas ao ceticismo "clássico" (astrologia, óvnis, monstros), sem dúvida, mas também não pretendo fugir de temas mais quentes e polêmicos, como os ligados à medicina dita "alternativa", fraudes financeiras, manipulação de dados por políticos e coisas quetais.

O primeiro texto, disponível na edição de agosto, que começa a circular por esses dias, é uma espécie de post scriptum da reportagem que escrevi para a edição do mês passado da revista, sobre teorias da conspiração, e trata dos Illuminati, essa misteriosa organização secreta dedicada a destruir o Vaticano e composta por Namor, Doutor Estranho e... Não, espera aí, acho que estou misturando as coisas. Há, ainda, um texto subsidiário sobre o Chupacabra, que completa 18 anos agora em agosto.

Atualização: o texto já está online, e pode ser lido aqui.

Além dos artigos que sairão mensalmente na revista em papel e serão reproduzidos no site da Galileu, também farei uma coluna semanal, exclusiva para o serviço online da revista. Esse compromisso semanal provavelmente vai prejudicar o ritmo de atualização do blog ainda mais porque, sejamos sinceros, não só o meu tempo é finito, como os temas da Olhar Cético quase que com certeza acabarão canibalizando assuntos que poderiam ser aproveitados aqui.

O fato, porém, é que a revista e seu site têm mais acessos e mais leitores que este blog e, não sei se já mencionei isso, mas estou sendo pago para fazer a Olhar Cético, enquanto que o blog... Bom, digamos que o primeiro depósito do AdSense na minha conta está previsto para algum momento do próximo milênio.

Então, bolas, não há o que discutir. Ou, se há, é com os meus credores.

Além de tornar a atualização do blog mais errática, a coluna também terá, por conta da canibalização que mencionei, algum impacto nos temas tratados aqui. Imagino que o blog ficará (ainda) mais político e filosófico, ecada vez menos científico. Pretendo mantê-lo em dia, porém. Na medida do possível.

Enfim, com as graças de Crom e Cthulhu e as bênçãos do Grande Pássaro da Galáxia, entramos em nova fase. Espero que a coluna agrade a quem já curtia a "linha editorial" do blog, agregue ainda mais leitores e ajude a reduzir, nem que seja em um bilionésimo, a taxa de barbaridades que circulam na memesfera. Nos vemos por lá!

Comentários

  1. As colunas terão acesso on-line sem restrição para assinantes? Pergunto não por ser sovina - eu não sou, mas pela praticidade da coisa. Não compro revista há séculos, mas venho aqui e em alguns outros poucos lugares todos os dias para ver se tem post novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André! Creio que elas estarão todas disponíveis online, gratuitamente. O site da revista deve "subir" a nova edição nos próximos dias, e assim que eu tiver o link, atualizo na postagem.

      Excluir
  2. Caro Orsi, complementando, "Iluminatti" também compõe os graus superiores de estudos rosacruzes, mas trata-se apenas de classificação de níveis iniciáticos, não é uma "ordem" como essa tal "Ordem dos Iluminattis" aí. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O Olhar Cético tem feed/rss próprio ou se confunde com as matérias da revista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ismael! Pelo que vi no artigo publicado (http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI340586-18580,00-O+QUE+QUERIAM+E+QUEM+FORAM+OS+ILLUMINATI.html) creio que está no bolo geral da revista, mesmo...

      Excluir
  4. Eu sugiro, então, que poste ao menos um comunicado por aqui avisando de postagem nova.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!