Postagens

Mostrando postagens de Junho 10, 2012

China lança sua primeira mulher astronauta

A cápsula espacial chinesa Shenzhou 9 atingiu órbita pouco antes das 8h desta manhã, com três tripulantes a bordo -- entre eles, a primeira chinesa no espaço, Liu Yang. A Shenzhou deverá atracar-se ao módulo espacial Tiangong-1 na segunda-feira, estabelecendo a primeira estação espacial chinesa. Nada que se compare à ISS, de fato, mas ainda assim um grande passo para um esforço executado por um só país.

O programa espacial chinês não se restringe apenas aos esforços tripulados -- que poderiam ser vistos como meras manobras de propaganda -- mas também tem objetivos científicos ambiciosos. A China já enviou duas sondas orbitais à Lua, as Chang'e 1 e 2, e em 2013 a Chang'e 3, composta por um jipe-robô, deverá pousar no satélite natural da Terra. A Índia também já enviou sua sonda orbital à Lua, a Chandrayaan 1, e também planeja um jipe-robô para 2013, em parceria com a Rússia.

Enquanto isso, o Brasil continua a esperar que a parceria espacial com a Ucrânia dê frutos -- um ato de…

Será o 'Novo Ateísmo' funcionando?

Imagem
Nunca antes na história daquele país (os Estados Unidos) tantos jovens duvidaram da existência de Deus, diz nova Pesquisa Pew:


Esses mesmo jovens veem menos valor nas orações:


E, também, não põem lá muita fé na história de um Juízo Final:


Uma análise do resultado, feita pelo site de política TPM ( sigla de "Talking Points Memo", ou "memorando de assuntos para conversar", não dessa outra coisa em que você está pensando) levanta a hipótese de o declínio ter sido causado pelo ativismo de Dawkins, Hitchens e amigos:

"Os resultados sugerem que um novo movimento de pensamento ateu e agnóstico, durante a última década -- encabeçado por autores famosos como Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Sam Harris -- está desviando os jovens das crenças tradicionais de seus pais."
Se a hipótese estiver correta, ela representa uma validação, no campo tático (ainda que não, necessariamente, na esfera ética, ou na filosófica, etc.) da retórica linha-dura que marca o chamad…

Meu primeiro curso à distância

Imagem
Concluí, no fim da semana passada, o curso de Introdução à Lógica da Coursera, composto por vídeos e atividades interativas, oferecido por dois professores de Stanford. Além de me capacitar a produzir provas usando indução linear e por contradição, dentro do cálculo lógico de Fitch, permitir-me demonstrar cabalmente que ~(a&b) equivale a (~a|~b) e me ensinar a manipular quantificadores ("qualquer que seja X...", "existe X, tal que...") como um malabarista jogando laranjas para o alto, o curso foi muito útil e interessante sob o aspecto de uma experiência pura e simples.

Foi, afinal, meu primeiro contato "mãos na massa" com educação à distância e, mais especificamente, com a nova onda dos MOOCs, ou Massive Open Online Courses,  tendência que, segundo alguns analistas, pode representar, para as universidades tradicionais, o mesmo que a Amazon.com representou para as cadeias de livrarias dos Estados Unidos, ou que o noticiário online está representando …

Jesus & Mo. Classic.

Imagem
Mais da fantástica dupla, você encontra aqui.

Escrevendo fantasia

Imagem
Finalmente, saiu: minha novela de fantasia oriental As Dez Torres de Sangue já está à venda, online, para entrega a partir do fim do mês (edição em papel) ou imediata (edição digital, incluindo para Kindle). Este é apenas mais um dos lançamentos literários envolvendo minha pessoa neste ano e, ao lado do meu conto Antropomaquia, que aparece na antologia Fantasias Urbanas, é o único trabalho de ficção que escrevi, a sair em 2012, que não envolve ciência em nenhum aspecto fundamental (embora Antropomaquia seja um híbrido estranho de fc e fantasia, na verdade, mas deixo o juízo final para os leitores).

O que me traz à perene questão das fronteiras entre ficção científica e fantasia. Por um lado, os gêneros são próximos o bastante para serem representados por uma mesma organização profissional no mundo de língua inglesa, a SF&F Writers of America.

Ambos os gêneros também apelam para uma base de fãs percebida como largamente comum -- para ter uma ideia de até onde vai essa percepção, é…