Postagens

Mostrando postagens de Maio 27, 2012

Criacionismo ainda convence 46% dos americanos

Imagem
Saiu uma nova pesquisa Gallup -- a 11ª em 30 anos -- sobre as crenças da população dos Estados Unidos a respeito da origem da espécie humana. Como vem acontecendo há mais de uma década, o instituto ofereceu aos respondentes três opções: Humanos evoluíram sob o controle de Deus; Humanos foram criados por Deus em sua forma atual, há menos de 10.000 anos; humanos evoluíram, e Deus não teve nada a ver com isso.

O resultado, você vê na tabela abaixo:


Segundo a análise feita pelo próprio Gallup, os números mostram-se virtualmente estáveis ao longo das três décadas de existência da pesquisa, com os valores atuais desviando-se pouco em relação à média do período.

De minha parte, se fosse dar um palpite, na verdade daria dois: primeiro, que os dados mais recentes parecem indicar uma tendência de polarização entre os criacionistas "hard core" e os evolucionistas "puros", com a chamada "evolução teísta" perdendo espaço.

Segundo, o aumento perceptível no número de ev…

Cuidado com quem prega o ateísmo de 'alma branca'

Imagem
Já escrevi anteriormente (texto completo aqui) sobre o porquê de considerar o que costumo chamar de ateísmo in your face -- vibrante, exultante, blasfemo, ultrajante, desrespeitoso, divertido -- necessário: resumindo, porque apenas grupos, partidos, religiões, movimentos, etc., que têm a coragem de entrar em modo in your face (IYF, pra encurtar) conseguem algum progresso neste mundo.

Há alguns anos, o New York Times publicou uma reportagem sobre o zoroastrismo, provavelmente a mais antiga religião monoteísta do mundo e, bem, a conclusão é que eles são tão inclusivos, mansos, tolerantes, respeitadores e simpáticos que... estão virtualmente extintos.

É preciso notar, antes de prosseguir, que ser IYF não significa ser violento (Gandhi foi altamente IYF quando resolveu quebrar a lei imperial britânica que proibia os indianos de produzir sal), nem totalitário ou autoritário.

Quando o papa diz que a falta de Deus no coração causou a crise econômica na Europa e os ateus respondem dizendo que…