Postagens

Mostrando postagens de Abril 29, 2012

Religião faz mal para as mulheres?

Imagem
É bastante comum encontrar na mídia reportagens e notas a respeito dos benefícios da religião para a saúde -- como ter fé, esperança, acreditar numa "força maior", etc., ajuda a superar problemas tanto físicos quanto emocionais. Semana sim, semana não, alguma revista (feminina ou, até, de interesse geral) toca no assunto. Mas pouca gente parece disposta a investigar a hipótese contrária: e se a religião fizer mal para a saúde?

Há poucos dias, foram divulgados dados sobre a expectativa de vida nos Estados Unidos, quebrados por condado (conceito próximo ao de "município", na estrutura administrativa do Brasil). Um dos resultados surpreendentes da pesquisa foi o de que, em algumas partes dos EUA, a expectativa de vida das mulheres na verdade regrediu ao longo dos últimos 20 anos. Como diz o texto que anuncia a divulgação do estudo, em algumas partes dos EUA as meninas nascidas em 2009 devem ter vidas mais curtas que as de suas mães.

O curioso nisso é que as regiões on…

Possessão espiritual reconhecida pela OMS? Jura?

Estou começando a fazer pesquisa para um livro sobre as tentativas feitas por vários cientistas (incluindo alguns ganhadores do Nobel), ao longo da história, mas principalmente a partir do século 19, para tentar provar a existência de espíritos -- não no sentido metafórico ou poético, mas espíritos, mesmo, seres feitos de alguma coisa que não matéria (ou de um tipo especial de matéria) e que, entre outras funções, seriam a verdadeira essência a animar o corpo humano.

Há muita coisa interessante nessa seara (tentativas de pesar a alma, de registrá-la numa câmara de nuvem, universidades disputando na Justiça a dotação deixada por um milionário para estudos sobre a imortalidade do espírito...), e estou, compreensivelmente, com o radar ligado para o assunto: há poucos dias terminei de ler um calhamaço de um teólogo inglês sobre experiências de quase-morte -- aquele negócio de túneis, luz, Jesus e os amigos mortos na outra ponta, etc., etc.

Por conta disso, fiquei intrigado quando Eli Viei…