Postagens

Mostrando postagens de Março 4, 2012

Jesus numa tortilha

Imagem
A imagem vem do blog de Jerry Coyne, que por sua vez diz tê-la encontrado no Facebook. De acordo com o relato, ela apareceu numa tortilha assada, significativamente, na Quarta-Feira de Cinzas. Eu confesso que não vejo Jesus aí -- mas, talvez, um dos fantasmas malignos do Pac-Man:


O que dá margem a uma série de especulações teológicas da qual pouparei meus leitores, para a eterna gratidão de todos vocês.

Meu problema com a Campanha da Fraternidade

Imagem
Eu não ia escrever nada a respeito, juro, mas depois desta entrevista do arcebispo Scherer publicada na Folha de hoje e, numa provocação transversal, das declarações do principal líder católico britânico reproduzidas no Telegraph,  sou obrigado a manifestar meu temor, minha apreensão, meu senso geral de mau agouro -- a síntese de terror, repugnância e angústia que os anglófonos chamam de dread -- diante do tema da Campanha da Fraternidade da CNBB deste ano, “Fraternidade e Saúde Pública”, com o mote “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

Minha intenção era não escrever nada a respeito porque, ora bolas, quem pode ser contra uma campanha pelo aperfeiçoamento da saúde pública? Críticas construtivas ao sistema são sempre bem-vindas, e dada a capacidade de mobilização que a Igreja Católica ainda tem -- conseguiram até cavar o entrevistão de segunda da FSP, certo? --, a impressão geral é a de que uma força poderosa se pôs a serviço de uma causa nobre. Então, reclamar, quem há-de?

O probl…