Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 1, 2012

Asimov e Tolkien, uma apreciação

Imagem
Este mês de janeiro marca os 92 anos do nascimento de Isaac Asimov e os 120 de J.R.R. Tolkien (e os 41 de um certo escrivinhador brasileiro, obscuro demais para ser mencionado). O que pouca gente sabe é que, mesmo separados por um oceano e duas gerações, os dois autores travaram uma "disputa" histórica em 1966, quando foi concedido um Prêmio Hugo -- o mais importante prêmio mundial dado, por meio de voto popular, a obras de fantasia e/ou ficção científica -- de "melhor série de todos os tempos". Entre os finalistas, Fundação, de Asimov, e O Senhor dos Anéis, de Tolkien.

Para não fazer suspense: Fundação ganhou.  Seu queixo caiu? Pois é, o meu também, quando ouvi esse factoide histórico pela primeira vez. Mas é verdade. E não adianta botar a culpa nos nerds malditos de 1966, incapazes de distinguir os méritos literários de um manual de engenharia dos das obras de Shakespeare. Naquele mesmo ano, anew wave da ficção científica -- um movimento dedicado a, exatamente, …

E chegando em fevereiro...

Imagem
Já comentei aqui minha atividade como co-organizador da antologia Sherlock Holmes - Aventuras Secretas, mas acho que não tinha avisado, ainda, que o evento já tem data marcada: 4 de fevereiro, na Martins Fontes da Avenida Paulista! A capa do livro é esta aqui:


O time de autores, todos brasileiros (alguns valorosos nomes de fora se apresentaram também, mas infelizmente tarde demais para tomar parte na seleção) ganhou uma caricatura em estilo vitoriano, que reproduzo abaixo:


Acho que fiquei meio gordo, mas fazer o quê? Assim é a vida...