Livro dos Milagres: update!

Imagino que estava devendo aos fãs mais assíduos deste blog uma atualização sobre o estado de O Livro dos Milagres, minha reportagem/ensaio sobre o que a ciência revela a respeito de "eventos" como a abertura do Mar Vermelho, as chagas de Padre Pio, a ressurreição da carne, etc. etc.

Pois bem: acabo de repassar à editora Vieira & Lent uma versão revisada, com notas bibliográficas. Montar as notas foi um trabalhão, mas acho que valeu a pena: compensa facilitar o trabalho de pesquisa do leitor mais entusiasmado.

Além disso, esclareci uma dívida da revisora sobre o reinado do papa Clemente VII, o papa que, na Idade Média, deu sua bênção ao Sudário de Turim. De fato, o papa Clemente VII "oficial" só viria a reinar no Renascimento -- o Clemente VII medieval foi um "antipapa", que reinou em Avignon, não em Roma. No Vaticano tinha um outro cara na mesma época, Urbano VI. 

A autoridade de Clemente foi reconhecida por vários países, incluindo Portugal, mas no frigir dos ovos da história, acabou marcado como dissidente. O que não impediu que uma longa sucessão de papas "oficiais" referendasse sua política quanto ao sudário -- a saber, enquanto atrair turistas e dinheiro, finjamos que não há nada errado.

O livro tem lançamento previsto para outubro ou novembro. Ainda farei mais uma revisão antes da versão final. Fiquem ligados!

Comentários

  1. Carlos, como faço para entrar em contato com voce?

    Osame Kinouchi DF-FFCLRP-USP

    ResponderExcluir
  2. Oi, Osame! Me mande um comentário com o seu e-mail -- eu não o publicarei, mas aí terei para onde enviar uma msg com o meu...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!