Rufem os tambores: minha estreia na série A

Será que a maior parte dos leitores deste blog já ouviu falar em James Randi? O mágico americano (naturalizado; Randi é canadense de nascimento) apareceu há alguns anos no Fantástico, da Globo, desafiando Thomas Green Morton a demonstrar seus "poderes paranormais" sob condições controladas, mas é provável que a maioria dos brasileiros não esteja familiarizada com o currículo desse grande homem. Aqui, então, algumas pinceladas:

Projeto Alfa: Randi treinou dois jovens mágicos que, de 1979 a 1983, enganaram os pesquisadores do Laboratório McDonnell de Pesquisa Psíquica. Criado com uma doação de meio milhão de dólares feita pelo presidente da empresa aeroespacial McDonnell-Douglas, o laboratório tinha por objetivo testar alegações de poderes paranormais  em condições científicas controladas. O fato é que os dois discípulos de Randi demonstraram que os "controles" usados eram insuficientes, e que os cientistas eram facilmente enganados.

Curandeiros da Fé: Em 1987, Randi publicou um livro chamado The Faith Healers (Os Curandeiros da Fé) que expõe diversos truques usados por figuras religiosas em espetáculos e rituais de cura. Entre outras coisas, ele conseguiu interceptar e gravar a comunicação de rádio entre um pastor evangélico e cúmplices presentes na plateia, que em segredo informavam ao chefe quais as doenças dos fiéis, para que ele pudesse fingir estar recebendo a informação por meio de "inspiração divina".

O prêmio de US$ 1 milhão: A Fundação Educacional James Randi mantém um desafio a todas as pessoas que acreditam ter poderes sobrenaturais ou paranormais, oferecendo US$ 1  milhão a quem quer que consiga provar possuir tais poderes. O prêmio também será pago para uma prova científica de que homeopatia funciona.

Exposição de fraudes: Randi sempre foi muito ativo na exposição de falsos médiuns e paranormais. Ele escreveu o livro definitivo sobre Uri Geller,  The Truth About Uri Geller (obra que provavelmente seria censurada no Brasil), e muitos vídeos de Randi desmascarando charlatões na TV estão disponíveis no YouTube, como este aqui:








E agora você talvez esteja se perguntando, por que estou gastando o seu tempo com isso? Simples: o website de James Randi publicou, nesta terça-feira, 15 de fevereiro de 2010, um artigo escrito por mim. Se não acredita, o link está aqui.

Na verdade, trata-se de uma tradução e adaptação para o inglês desta postagem, sobre o processo de canonização do papa João Paulo II (fui eu mesmo quem traduziu e adaptou).

Então, bem, a sensação é mais ou menos como a de um jogador de várzea subitamente convocado para a seleção. Sem os contratos milionários e tal, mas e daí? O que importa mesmo é o sorriso metido a besta na cara  e o calorzinho no peito. O resto a gente se vira.

Comentários

  1. Este é o meu primeiro comentário. Sempre acompanhei o seu blog desde que tomei conhecimento dele através do site Ceticismo Aberto, justamente o artigo sobre milagres! Parabéns, Carlos! O sucesso começará a bater a sua porta!

    Abraços desde o Japão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Teu blog e o do Kentaro Mori são os meus preferidos em português para ler a respeito de ciência e ceticismo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns.

    Não conhecia seu blog, cheguei aqui justamente via teu artigo na JREF. Entrou na minha lista de "blogs para ler pela manhã".

    Abraços, Rogério

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!